Uma variada programação, reunindo os diferentes elementos da cultura hip hop e uma sessão especial de Zap!, a Zona Autônoma da Palavra, espécie de competição de poesia declamada, integram a programação da I Feira de Hip Hop, que acontece neste sábado (19), no Teatro Barracão, na Praça da Bíblia.
Entre os vários grupos convidados, estão os MCs Mano Zeu, Verso de Honra, Eloquentes, BJ Brown e Mano Jr. O Verbo. Estarão presentes os DJs Penayo, Alx Bogler, Sagaz e Caveirinha. Os B-boys Bianor, Harry, Ricardo, Tito, Jorge, Nico, Richard e Ariel farão os movimentos trazidos diretamente das ruas para o palco do teatro.
O encontro é promovido pelo Núcleo de Hip Hop do projeto Plugado!, iniciativa promovida pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, em dez escolas da rede pública estadual de educação.
O objetivo da feira é criar espaços para a expressão e a manifestação das identidades da juventude. “O hip hop é uma forma de entender o mundo pelo qual o jovem se sente sujeito das próprias ações e conscientes de seu papel coletivo perante o meio social.”, explica Alexandre Bogler, coordenador do evento.
Além das intervenções e apresentações no palco, a I Feira de Hip Hop também terá painéis para serem grafitados coletivamente.
A programação de hip hop contará com uma sessão de slam poetry. A Zona Autônoma da Palavra (ZAP!) irá aliar o ritmo e a composição poética ao improviso do rap. Assim, a ZAP! é um espaço dedicado a poesia falada, onde pessoas de diferentes idades, ideias e origens compartilham as suas opiniões e seus sentimentos sobre mundo através da declamação de poesia. Cada participante deve contar com três poemas.
Todas as pessoas podem participar da ZAP!, que conta com apenas três regras: um poema ou texto, devendo ser de autoria do poeta, é declamado ou lido. O poema é partilhado sem o apoio de figurino, acessórios ou trilha e devem ter, no máximo, três minutos. São três rodadas, onde são atribuídas notas aos poetas e suas obras, até que seja eleito o “Zapeão” da sessão, que leva um prêmio cultural, como livros e CDs.
Fonte:CBNfoz